Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Concessão do Corredor do Lobito acontece dia 25

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 13 Janeiro de 2022 | 21h36
Ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), construído na estação do Luena
Ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), construído na estação do Luena
kinda kyungu

Luanda - O acto oficial de abertura das propostas do concurso público para a concessão de serviços ferroviários e da logística de suporte do corredor do Lobito, inicialmente marcado para o dia 31 de Janeiro, foi antecipado para o dia 25 deste mesmo mês.

De acordo com uma nota do Ministério dos Transportes a que a Angop teve acesso, hoje, o certame ocorrerá na Estação Central do Lobito, em Benguela.

“O referido concurso foi lançado a 8 de Setembro de 2021, com o objectivo de garantir a viabilidade económica da infra-estrutura ferroviária do Lobito ao Luau, em cumprimento das normas do contrato, das peças do concurso e das melhores práticas internacionais”, explica o informe.

Com a concessão, segundo o comunicado, o Executivo quer criar uma empresa de capital privado, Sociedade de Propósito Específico (SPE), a quem serão atribuídas as responsabilidades de operação, exploração e manutenção da infra-estrutura da linha férrea do Lobito/Luau.

Essa transferência da gestão dá, à SPA, a  possibilidade de construção de ramal de ligação à Zâmbia; efectuar serviço de transporte de mercadorias na linha férrea do Lobito/Luau; a construção, operação e exploração de dois terminais de apoio ao  trânsito de mercadorias nessa mesma rota (um no Lobito e outro no Luau).

Terá, de igual modo, a possibilidade de gestão do centro de formação na província do Huambo e a operacionalização das oficinas ferroviárias.

Com a concessão, o Executivo pretende garantir a maximização e potenciação económica da infra-estrutura ferroviária do Corredor do Lobito, dinamizar as economias provinciais,  para permitir gerar novos postos de trabalho directos e indirectos para os cidadãos nacionais.

Quer, igualmente, o incremento das exportações, de investimentos indirectos em plataformas multimodais, terminais e outras infra-estruturas logísticas satélites ao longo da linha, com objectivo de promover o desenvolvimento económico, social e culturais das comunidades locais.

Isso,  conforme apurou a ANGOP, porque vai  incentivar a produção económica em todo o perímetro da concessão. 
 
A reactivação do Corredor do Lobito insere-se nos esforços do Executivo de reforçar a integração regional e materializar os compromissos da sub-região, tendo em conta a possibilidade de interligação dos oceanos Atlântico e Índico, com a conexão da via-férrea ao Porto de Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

O Corredor do Lobito foi alvo de investimentos significativos por parte do Estado recentemente, totalizando cerca de 1,9 mil milhões de dólares na reconstrução do caminho-de-ferro e na ligação com a RDC, dando a oportunidade de  recuperação dos proveitos, agora.

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+