Luanda - A 68ª edição da tradicional corrida pedestre de fim de ano “São Silvestre” de Luanda 2024 saí hoje (terça-feira), às 18h00, pelas ruas da capital do país, com ausência dos vencedores anterior, os namibianos Daniel Paulus (masculino) e Helalia Johannes (feminino).
Apesar desta situação, que retira os dois atletas da Região Austral de África de defenderem os seus títulos do ano passado, a prova conta com outras centenas de fundistas nacionais e estrangeiros, também inserida nos festejos dos 50 anos da Independência de Angola, que se assinala no dia 11 de Novembro de 2025.
Presume-se que, as ausências devem-se ao baixo valor dos prémios, que permitem aos corredores estrangeiros procurarem outras competições mais aliciantes, segundo o presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João.
O dirigente argumentou que os prémios (três mil dólares americanos) que Angola estipula não são muito atractivos, deste modo os profissionais vão a procura de melhores ofertas na América e Europa, em que os valores são superiores.
Realce também, para a ausência da angolana Ernestina Paulino, terceira colocada da edição anterior, que poderia rivalizar com as concorrentes estrangeiras, neste dia 31 de Dezembro.
Oitos países, das quais Somália, Guiné-Bissau e Etiópia vão competir no evento luandense, em que 59 oficiais estão cadastrados para assegurarem os postos de refrescamento ao longo do percurso.
A prova, 10 quilómetros, tem partida no Largo da Mutamba, passando pela Avenida Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminando no Estádio dos Coqueiros. BSV/VAB