Luanda - Angola perdeu esta sexta-feira com a Guiné, por 65-66, num jogo em que cumpre calendário, qualificativo ao Campeonato Africano “Afrobasket`2025”, a disputar-se de 25 de Julho a 3 de Agosto, nas províncias angolanas de Luanda, Benguela, Namibe e Huíla.
Na condição de anfitriã, facto que lhe garante já a presença no evento continental, o combinado nacional perdia ao intervalo, por 33-34, num torneio que decorre em Trípoli (Líbia) até domingo.
Em ritmo de treino, na jornada inaugural, os hendecacampeões africanos não jogaram ao nível habitual e, na sequência, estiveram sempre em desvantagem, geralmente por uma diferença que não ultrapassou os sete pontos.
Nesta primeira vitória sobre Angola, em quatro jogos no histórico de confrontos entre si (Angola venceu por 75-59, 85-65 e 76-70), a Guiné acabou vencedora, fundamentalmente por conta da eficácia no jogo exterior, contrariamente aos angolanos que, neste particular, estiveram aquém da sua capacidade de execução.
Ao longo do desafio, a selecção nacional chegou a igualar em 48 pontos, mas na maior parte do tempo esteve a um ponto, incluindo na ponta final, onde o base Childe Dundão teve, nas mãos, a oportunidade de empatar, mas falhou um dos dois lançamentos livres, resultando daí a derrota escassa de 65-66.
Com 18 pontos, 5 ressaltos e uma assistência, o extremo angolano Aboubakar Gakou destacou-se como melhor cestinha da partida, seguido pelo poste guineense Ousmane Drame, que anotou 17 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências.
Pelo conjunto angolano destacou-se ainda o atleta Jilson Bango, com 14 pontos, 2 assistências, 5 ressaltos e igual número de roubos de bolas, além de Childe Dundão, com 10 pontos, 4 ressaltos e 9 assistências e dois roubos de bola.
Angola, que evolui sem muitas das principais unidades, das quais o seleccionador Pepe Clarós, sem alguma justificação oficial, volta a jogar no sábado, a partir das 14 horas, diante do Quénia, para a segunda e penúltima ronda do torneio.
A equipa nacional foi orientada pela dupla de adjuntos Aníbal Moreira e Miguel Lutonda. MC