Moçâmedes - Quatrocentas mil árvores de espécies prosopis Julles flor, Acacias rubra e Acacia mutotica começam a ser plantadas, na próxima quinta-feira, no município do Virei, província do Namibe.
A informação foi avançada, hoje (quarta-feira), à ANGOP, pelo chefe de Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal , Pedro Joaquim Chivela, tendo salientado que o processo de plantação será feito de forma faseada através do referido instituto e a Administração Municipal do Virei.
Precisou que o projecto visa mitigar os efeitos do fenómeno da seca e da transumância que afecta esta região a leste da província do Namíbe desde 2018, sendo que com a plantação das árvores ao seu arredor poderá criar-se algum capim que poderá servir como fonte de alimento para os animais.
“ Para esta quinta-feira serão plantadas 50 árvores, sendo a primeira feita pela Vice-Presidente da Republica, Esperança Costa, no quadro da " Campanha Conhecer para Preservar " desenvolvido pelo Executivo“, avançou.
O município do Virei dista a 134 quilómetros a leste da província do Namíbe e conta com duas comunas, Virei e Cainde.
Tem uma população estimada em mais de 40 mil habitantes, na sua maioria criadores de gado bovino e caprino, bem como pequenos camponeses. FA/SEC