Luanda - A embaixadora para educação do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Bruna Martin, destacou esta terça-feira, em Luanda, a importância deste sector para o desenvolvimento tecnológico e controlo ambiental.
Em declarações à ANGOP, à margem de uma palestra sobre “os benefícios dos investimentos em tecnologia espacial para a sustentabilidade”, a engenheira sublinhou que as pesquisas e actividades nesta área contribuem para a evolução e transparência de dados para controlar o ambiente.
Apontou como vantagens estratégicas da área espacial o acesso a minerais e metais preciosos, além de avanços no ramo medicinal.
Neste sector, disse, pode-se desenvolver áreas como astronomia, geofísica, clima, desastres naturais, agricultura, energia, meio ambiente e cidadania, porquanto, considera pertinente que se melhore a comunicação sobre a importância do programa espacial.
“O espaço hoje está presente na vida de todos, desde o uso simples do GPS nos celulares até a agricultura de precisão e o monitoramento do ambiente”, referiu.
Conforme a engenheira, através desta tecnologia é possível desenvolver diversos equipamentos e sistemas que permitem a exploração e observação espacial, como o foguete, utilizado para lançar satélites e astronautas ao espaço, e os satélites, que permitem a comunicação, observação meteorológica, mapeamento de área e outras aplicações.
Por outro lado, Bruna Martin incentivou os alunos a apostarem na carreira espacial, por apresentar inúmeras oportunidades de emprego em áreas como engenharia, física, matemática e ciência da computação.
Considerou que os profissionais especializados nas referidas áreas são essenciais para o desenvolvimento dos foguetes, satélites e demais tecnologias utilizadas no espaço.
“A tecnologia espacial estimula a inovação e criação de oportunidades de empreendedorismo, como as startup e empresas de base tecnológica”, disse.
A palestra insere-se no programa da Semana Mundial do Espaço, a ocorrer de 4 a 10 de Outubro, sob o lema "Espaço e o Empreendedorismo”, e visou dar a conhecer aspectos sobre o Programa Nacional Espacial e clarificar sobre negócios de satélites de observação da terra.
Tem igualmente como objectivo a massificação do uso da Internet a nível do país e criação de oportunidades e negócios entre startups nacionais e internacionais no sector espacial, com destaque para projectos ligados à observação da terra.
A Semana Mundial do Espaço, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. ASS/VC