Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Kwenda beneficia mais de 3 mil famílias em Kiwaba Nzoji

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Quinta, 03 Abril de 2025 | 14h25
Vice-governador de Malanje, Franco Mufinda no acto de pagamento de dinheiro do Kwenda
Vice-governador de Malanje, Franco Mufinda no acto de pagamento de dinheiro do Kwenda
Nelson Costa-ANGOP

Malanje- Três mil e 500 agregados familiares de 190 aldeias do município de Kiwaba Nzoji, começaram quarta-feira, a receber os primeiros pagamentos, no âmbito do Kwenda (Programa de Fortalecimento do Sistema Nacional de Protecção Social-Transferências Monetárias).

As famílias vulneráveis cadastradas no município, pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) estão a receber 66 mil kwanzas, correspondente a dois meses de pagamento.

Ao testemunhar o acto, vice-governador para o Sector Político, Social e Econômico, Franco Mufinda destacou o impacto que este apoio terá na redução da vulnerabilidade social e na promoção da inclusão económica das famílias.

Precisou que o Kwenda, fruto da parceria entre o Governo de Angola e o Banco Mundial, representa um compromisso com a dignidade humana e a justiça social.

Realçou que o programa não é apenas um auxílio financeiro, mas um caminho para a autonomia e o desenvolvimento sustentável dos agregados.

O administrador Municipal de Kiwaba Nzoji, José Neves, defendeu a importância de uma gestão eficiente, prudente e inteligente dos recursos recebidos.

“Este apoio não seja apenas um alívio momentâneo, mas um incentivo para planejar, investir e transformar vidas,” enfatizou.

Por sua vez, o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Gomes Golambole reiterou que o Kwenda visa promover a dignidade e autonomia das comunidades, garantindo condições básicas para um futuro mais promissor das famílias desfavorecidas.

Chegada do Kwenda trouxe um novo alento às famílias de Kiwaba Nzoji

Entre os beneficiários, Catarina José Funda disse que a ajuda recebida vai empregar uma parte na alimentação dos filhos e a outra vai investir no cultivo de mandioca e milho para garantir o sustento.

Já a anciã Guilhermina Luamba, camponesa, vê na transferência monetária uma oportunidade de crescimento, tendo em conta que o valor vai permitir a compra de fertilizantes e melhorar a sua plantação.

Para Jacinto Ngunza Mandela, ancião e camponês, o Kwenda significa segurança e com o dinheiro recebido vai empregar na educação das crianças.

Durante a cerimónia, foi assinado um memorando entre o FAS e a Administração de Kiwaba Nzoji para o início do programa de expansão do desporto comunitário.PBC

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+