Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, reconheceu hoje, quarta-feira, em Caxito, as conquistas alcançadas pelas mulheres nos diversos domínios, para em particular na província .
Lembrou que as conquistas das mulheres em vários cargos na governação, com realce a vice-presidente da República, a vice-presidente do partido MPLA, a presidente da Assembleia Nacional, governadoras, ministras, deputadas e outras figuras.
Falando no acto antecipado alusivo ao 8 de Março (Dia internacional da Mulher), que se assinala sábado, sublinhou que as mulheres não querem tudo, mas sim direitos e oportunidades iguais.
Aconselhou as mulheres a continuarem a apostar na sua formação académica e profissional e a incentivar as meninas a ir para escolas.
A celebração do Dia Internacional da Mulher, sob o lema "Para todas as Mulheres e Meninas, Direitos e Igualdade e Emponderamento” deve servir de oportunidade para defesa dos direitos das mulheres, destacando as suas conquistas e promover a igualdade do género.
Numa mensagem, as mulheres do Bengo apelaram a classe a apostar no empreendedorismo, na formação profissional, nas aulas de alfabetização, bem como na agricultura, já que a província tem potencialidades hídricas e muita terra fértil.
Em Caxito, o acto provincial alusivo a 08 de Março foi marcado pela realização de uma marcha que juntou centenas mulheres de várias associações e extractos sociais. MD/PA