Huambo – O xadrezista Ângelo Segunda, do núcleo da Calomanda, venceu, domingo, o Campeonato Provincial masculino absoluto de xadrez do Huambo, ao totalizar oito pontos.
O campeão da prova, aberta na última segunda-feira (14) na Biblioteca Provincial do Huambo, com 36 xadrezistas, obteve sete vitórias e dois empates.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, Ângelo Segunda disse que foi um campeonato difícil, dada a elevada competitividade dos adversários, daí que teve que investir, fortemente, na defesa, para conseguir bloquear os demais contendores.
O segundo lugar ficou com Abel Sapalo, da equipa do Twapandula, com oito pontos, fruto de oito vitórias e uma derrota, ao passo que José Filipe, também da escola Twapandula, ficou em terceiro, mercê de sete vitórias e duas derrotas.
Por sua vez, o presidente da Associação provincial de Xadrez do Huambo, Baptista Francisco, disse que a competição, para além de avaliar as performances individuais de cada praticante, visou apurar o representante da província no nacional absoluto da modalidade, dentro de dois meses, com local a definir.
Referiu que está a ser feito um trabalho digno de realce na província com a juventude, com foco na massificação da modalidade em todos os municípios, em parceria o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) para descobrir novos valores.
As equipas participantes na prova são a Escola de Xadrez Twapandula, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, os núcleos da Calomanda, da Centralidade do Lossambo, do Alequine, do Académico, da rua das Flores e o do Huambo.
Abel Quintas Sapalo, da Escola de Xadrez Twapandula venceu a edição 2024 do Campeonato Provincial masculino absoluto de xadrez do Huambo.
A Associação provincial de Xadrez do Huambo controla mais de 100 xadrezistas, percenetenes ao Ferrovia, Mambroa, Petro do Huambo, Educação, JGM e o Twapandula, para além de outros núcleos. ZZN/JSV/ALH