Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Abertura de inscrições para ingresso na função pública é destaque da semana

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Sábado, 12 Abril de 2025 | 15h45

Luanda – A abertura segunda-feira das inscrições para candidaturas de ingresso nos ministérios da Juventude e Desportos, dos Transportes e da Educação, assim como no Memorial António Agostinho Neto, constitui um dos assuntos de destaque do noticiário social da semana, que este sábado termina.

Neste concurso público estão disponíveis, de acordo com um documento tornado público pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), vagas em várias áreas da administração pública, a serem disponibilizadas, de forma faseada, a partir dos Serviços Públicos Electrónicos (SEPE).

O processo de recepção de candidaturas está aberto no portal www.sepe.gov.ao.

Os candidatos devem acompanhar, no site, as informações relativas à publicação de cada um dos concursos no SEPE.

Nos últimos sete dias, a Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros aprovou o projecto de Decreto Presidencial que estabelece o regime aplicável às taxas cobradas como contrapartida aos serviços de asseguramento a eventos privados pelo Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (Inema).

A iniciativa, aprovada durante a 3ª sessão ordinária da comissão, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, visa o reforço orçamental do Inema, de modo a melhorar os serviços prestados.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto de Sousa, no âmbito deste Decreto Presidencial, que pretende regulamentar o pagamento da taxa, ficam isentos de remuneração as instituições públicas e organismos colectivas privados de utilidade pública.

Esclareceu ainda que em situações que envolvem as emergências e urgências os cidadãos estão isentos do pagamento da referida taxa.

Em relação ao valor a ser pago pelos organizadores de eventos privados, o secretário de Estado referiu que os preços vão variar de acordo com a estrutura do evento e o número de pessoas no local.

A aprovação do plano de reestruturação interna da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), com foco na modernização dos sistemas e ampliação da capacidade operacional, de modo a garantir o fornecimento do precioso líquido mais eficiente e seguro para a capital do país, mereceu também destaque no noticiário social da semana.

A medida, aprovada durante um encontro orientado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, visa igualmente assegurar maior sustentabilidade económica, melhorar a capacidade de abastecimento e responder, de forma eficaz, às novas exigências do crescimento populacional.

Constam ainda dos objectivos da reestruturação a redução dos custos e diminuir a dependência de serviços externos, maximizar o uso dos recursos internos e tornar as operações mais eficientes para garantir a continuidade e qualidade dos serviços.

Na ocasião, o ministro João Baptista Borges destacou a relevância da proposta, ressaltando ser essencial para assegurar a eficácia da EPAL e a melhoria do serviço prestado à população, considerando a modernização da empresa um passo indispensável para enfrentar os desafios futuros e assegurar o abastecimento adequado.

No sector do Ambiente, a ministra Ana Paula de Carvalho trabalhou na província do Cuanza-Norte, onde procedeu à distribuição de kits de saneamento básico e produtos de higiene às comunidades periféricas para o combate à cólera.

Na ocasião, a governante instou os populares a criar espaços colectivos para higienização das mãos, lavagem dos alimentos, antes do consumo, e a construção de latrinas.

Recomendou ainda a higienização permanente do meio, a selecção do lixo e o reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de fertilizantes ou sementes para rearborização da zonas habitadas.

O noticiário social foi igualmente marcado pela realização da 3ª edição da gala dos Prémios Forbes - Responsabilidade Social Angola 2025, que teve como grande vencedor a ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, pelas suas acções em prol do bem-estar das comunidades angolanas.

Durante o evento, uma iniciativa da Media Nove, a ADRA foi também galardoada na categoria de Agricultura, Transporte e Logística.

No sector do Comércio e Indústria, o prémio foi atribuído à empresa Jirétour's Investimento e Empreendimento, enquanto na área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação a firma TIS arrebatou o troféu.

O grupo MCA conquistou o prémio na categoria de Engenharia e Construção, ao passo que o Banco Angolano de Investimentos (BAI) venceu no ramo Financeiro e Seguros.

Na área do Petróleo, Gás e Minas foi galardoada a Azule Energy, sendo que a Sonangol venceu no sector público empresarial.

Nesta edição, foram homenageadas duas figuras angolanas, designadamente o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e o músico Matias Damásio.

Os Prémios Forbes - Responsabilidade Social, que anualmente premeiam empresas nacionais e internacionais, visam distinguir instituições que se destacaram, nos seus sectores, para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos os angolanos.

‎‎Este ano, o evento reforça o seu lema central dedicado à celebração da Paz e da Reconciliação em Angola.MCN





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+