Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

País realiza primeiras cirurgias com neuronavegador

    Angop logo
     Saúde           
  • Luanda • Terça, 16 Maio de 2023 | 19h20
Aparelho de Neunavegador
Aparelho de Neunavegador
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - As primeiras cirurgias do fórum neurológico, com recurso à tecnologia neuronavegador e ao microscópio cirúrgico, começam a ser realizadas no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento(CHDCP), em Luanda, a partir de quarta-feira.

A informação foi prestada, nesta terça-feira, pelo director do serviço de neurocirurgias do referido hospital, Djamel Kitumbo.

O aparelho consiste em um software que consegue unir a imagem da ressonância magnética realizada antes do procedimento e a anatomia do paciente em tempo real, por meio de um apontador que sinaliza o local do cérebro a ser manipulado.

Falando à imprensa, o responsável informou que a máquina de alta tecnologia realiza diagnósticos mais claros e precisos do sistema nervoso e de malformação arteriovenosa cerebral.  

 Garantiu que com este aparelho vão ser evitados erros de localização que podem ter consequências graves em termos de défices neurológicos para o doente, pois permite ter uma definição das vias de abordagem e dos limites de remoção das lesões tumorais.

 

Salientou que o hospital já tem dado uma resposta satisfatória, principalmente à patologias da coluna vertebral degenerativa, hérnias canelares, hidrocefalia e tumores de superfície, mesmo antes da chegada do equipamento.

Disse que o sistema, adquirido num valor aproximado de dois milhões de dólares, traz uma nova realidade para o serviço e para o país em termos de número e qualidade, diminuindo o peso e a responsabilidade para a junta de saúde, uma vez que estes eram maioritariamente feitos no exterior.

Afirmou que o complexo conta com três neurocirurgiões, com treinamento em Portugal e Brasil, sendo que estão aptos para utilizar o equipamento, tal como os enfermeiros e técnicos de diagnóstico.

O país conta com 35 neurocirurgiões, dos quais 17 são angolanos. ML/ART

 



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+