Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-Presidente da República no carnaval 2025

    Angop logo
     Política           
  •  • Segunda, 03 Março de 2025 | 17h39
Tribuna dos membro do governo no carnaval de Luanda
Tribuna dos membro do governo no carnaval de Luanda
Joaquina Bento - ANGOP

Luanda- A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, está presente na Nova Marginal, onde decorre o desfile dos grupos da classe A do Carnaval de Luanda.

A Vice-Presidente está ladeada do ministro da Cultura,,Filipe Zau, e do governador da provincia de Luanda, Luís Nunes, na tribuna central.

O Entrudo, que vai na 48 edição, decorre sob o signo dos 50 anos da independência Nacional, a serem assinalados no dia 11 de Novembro.  

Milhares de foliões fizeram-se presentes também, animando a festa de diversas formas, testemunhando o desempenho das formações carnavalescas que se prepararam durante meses para o desfile de hoje, da classe A.
 

Durante o desfile está prevista a exibição de 12 grupos , nomeadamente União Twabixila,União 17 de Setembro, União 10 de Dezembro,União Operário Kabocomeu, União Etu Mudietu, União Jovens da Cacimba,União Café de Angola. 

Membros do Executivo, entidades ligadas ao corpo diplomatico acreditadas no país, da cultura nacional e população em geral assistem o desfile do carnaval que tambem decorre em todas as províncias do país.

 Origem do carnaval

 Os primeiros registos do Carnaval em Angola são de 1857, referentes à festa popular dos Kimbundos, num evento cultural interrompido de 1961 a 1963 e de 1975 a 1977. 

 Em 1978, Agostinho Neto, aquele que proclamou a Independência de Angola e se tornou no primeiro Presidente da República, recomendou um Carnaval diferente daquele que era conhecido na época. 

 Assim, o Entrudo foi restabelecido como uma festa pública e de recreação popular, tendo a vitória dos angolanos na luta pela libertação nacional como o destaque principal durante muitos anos. 

 O objectivo de Agostinho Neto era tirar a população do marasmo que absorvia completamente a sua actividade diária com uma incisiva mensagem deixada no seu célebre poema "Havemos de voltar" "As nossas tradições, à marimba e ao kissange..., havemos de voltar", decretou o Presidente António Agostinho Neto, falecido no dia 10 de Setembro de 1979. 

 Com o resgate do Carnaval por Neto, em 1978, a festa passou a ser congregadora, anual e competitiva, pelo que os participantes passaram a ser agraciados com estímulos.

 Já com cariz competitivo, ficaram consagrados vencedores dessa primeira edição o grupo União Operário Kabocomeu, do Sambizanga, a organização que se notabilizou pelo uso de indumentárias e sombrinhas pretas, num desfile ocorrido no Largo do Kinaxixi, em Luanda.

 União Mundo da Ilha é o "campeão dos campeões" , com 14 títulos conquistados. Seguem-se na lista dos mais titulados o União Kiela, com cinco prémios, o União 10 de Dezembro, com quatro; o União Angola Independente e o União Sagrada Esperança, com três troféus, respectivamente.  

Concorre(ra)m para a premiação, a melhor organização do grupo, dança, coreografia e melhor carro alegórico apresentado diante da tribuna de honra. 

 O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente cristã, apesar de algumas de suas características remontarem a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na Idade Antiga. A relação entre o Carnaval e o Cristianismo está na proposta da igreja de canalizar os "impulsos carnais" dos fiéis em uma data apenas, para, depois, impô-los um período de restrição e jejum, actualmente conhecido como quaresma que se inicia na quarta-feira a seguir ao Carnaval. FMA/ART





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+