Luanda - O primeiro Presidente da Namíbia, Sam Nujoma, morreu sábado, aos 95 anos de idade, anunciou este domingo a Presidência namibiana.
O líder guerrilheiro faleceu após três semanas de internamento num hospital de Windhoek, indicou o Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, em comunicado.
"As fundações da República da Namíbia foram abaladas" com a morte do Pai da Nação, indicou o Chefe de Estado namibiano no seu comunicado.
Explicou que, desta vez, "o filho mais valente da nossa terra não conseguiu, infelizmente, recuperar-se da doença".
Realçou ainda que Nujoma “orientou o povo namibiano durante as horas mais sombrias da nossa luta de libertação”.
Nujoma foi activista e líder guerrilheiro, que se tornou no primeiro Presidente democraticamente eleito da Namíbia, depois de o país conquistar a Independência do regime do apartheid da África do Sul.
Reverenciado como "Pai da Nação" e ícone da luta de libertação da Namíbia, Sam Nujoma correspondeu às expectativas dos nabimianos, em várias vertentes.
Assumiu a liderança do país, em 21 de Março de 1990, e foi, formalmente, reconhecido como "Pai Fundador da Namíbia" por meio de um acto do Parlamento, em 2005, tendo conduzido o país por 15 anos.
Nascido a 12 de Maio de 1929, no seio de uma família de agricultores, Sam Nujoma era o mais velho de 10 filhos.
Cuidava de vacas e cabras, até que, aos 17 anos, deixou a remota aldeia do norte onde vivia para se mudar para a cidade portuária ocidental de Walvis Bay.
Descobriu a discriminação contra os negros e depressa tornou-se sindicalista, frequentando aulas nocturnas, em que conheceu activistas pró-Independência.
Forçado a exilar-se em 1960, no Botswana, depois no Ghana e nos Estados Unidos, teve de deixar para trás a mulher e quatro filhos.
À frente da Organização dos Povos do Sudoeste de África (SWAPO), lançou a luta armada, em 1966, e guerra da Independência custou mais de 20 mil vidas.
Quando se tornou Presidente, Sam Nujoma recusou-se a criar uma comissão para examinar as atrocidades cometidas durante os 23 anos de conflito entre a SWAPO e os esquadrões da morte pró-sul-africanos.
Depois de se retirar da vida política, regressou à escola e obteve um mestrado em Geologia, convencido de que as montanhas da Namíbia estavam repletas de riquezas minerais inexploradas.ART