Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se segunda-feira, à província do Bengo, onde inaugura o Terminal Oceânico localizado no município da Barra do Dande.
A infra-estrutura vai permitir aumentar, em grande medida, a capacidade de estocagem de combustível por parte da Empresa Nacional de Combustíveis, Sonangol.
De acordo com os Serviços de Informação da Presidência da República, João Lourenço vai formalizar a entrada em funcionamento de uma infra-estrutura estratégica de grande dimensão, que vai tornar a operação da Sonangol mais eficiente e mais segura.
Deste modo, Angola vai passar a ter em terra mais capacidade de armazenamento de combustíveis, um notável ganho e um enorme passo em frente, na solução dos desafios logísticos do país.
A cerimónia de inauguração compreende, entre outros actos, uma visita do Presidente à doca de atracação dos navios petroleiros, à vasta área de armazenamento de combustível e às ilhas de enchimento de caminhões.
Sobre o terminal
Numa primeira fase, foram instalados 29 tanques de armazenamento no terminal e foi erguida uma ponte-cais de 1.700 metros para receber navios de grande porte.
No ponto onde termina a falésia para o mar foi edificada uma área para atracagem dos navios e descarga de combustível.
No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram, também, construídas linhas de mais de 500 metros lineares para o transbordo do combustível, que deverá ser armazenado nos vários tanques.
Nesta fase, o empreendimento vai ter capacidade para armazenar 580 mil metros cúbicos de gasolina, gasóleo e gás.
Na segunda fase, dependendo de qual for a procura no mercado, a capacidade poderá ascender até 728.500 metros cúbicos de armazenamento de combustíveis.
Para a construção da infra-estrutura, foram recrutados 2.847 funcionários, 97% dos quais angolanos (70% residentes no Bengo e províncias mais próximas).ART