Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Pedro Gonçalves fora do top três de África

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 15 Dezembro de 2024 | 12h25
Pedro Gonçalves fora do top três continental
Pedro Gonçalves fora do top três continental
DR

Luanda – O técnico nacional, Pedro Gonçalves, está fora do top três da eleição de melhor seleccionador africano, denominada “CAF Awards´2024”, de acordo com uma comunicação divulgada no site da Confederação Africana de Futebol (CAF).

A gala de eleição dos três melhores finalistas realiza-se na próxima segunda-feira (16), em Marraquexe (Marrocos), com os treinadores Emerse Faé (Côte d´Ivoire), Sébastien Desabre (RDC) e Hugo Broos (África do Sul).

O órgão reitor do futebol continental informou que as nomeações basearam-se no desempenho de cada concorrente no período de Janeiro a Outubro do ano em curso.

Pedro Gonçalves qualificou a selecção nacional pela segunda vez para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, igualmente em solo marroquino.

Quanto à selecção nacional “Palancas Negras”, após indicação inédita, também ficou de fora do top cinco da eleição da melhor africana.

Côte d´Ivoire, Nigéria e África do Sul são as três finalistas para a conquista do importante prémio.

Os Palancas Negras terminaram sem derrota a fase de apuramento ao CAN`2025, somando a maior pontuação de sempre numa fase de qualificação, com 14 pontos.

Por seu turno, a angolana Marta Flora Lacho foi distinguida como uma das três finalistas para o prémio africano na classe feminina.

Concorrem também para o galardão, Doha El Madani e Sanaâ Mssoudy, ambas jogadoras do Marrocos.

A angolana conquistou a Liga dos Clubes Campeões Africanos da presente época, no dia 23 de Novembro, ao serviço do TP Mazembe da RDC, tendo feito parte do melhor onze da competição.

Com 25 anos de idade, Marta foi uma das atletas que mais se notabilizou na prova e é a primeira futebolista angolana a concorrer para o prémio africano do ano.

No entanto, a distinção mais aguardada é o prémio de melhor jogador africano.

O avançado nigeriano Ademola Lookman (Atalanta da Itália) e o lateral Achraf Hakimi (PSG de França), são os principais candidatos ao troféu.

Completam a lista, o Ivoiriense Simon Adingra (Brigthon da Inglaterra), o guineense Serhou Guirassy (Dortmund da Alemanha), bem como o sul-africano Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns).

O nigeriano Victor Osimhen, eleito o melhor jogador africano de 2023, não integra esta lista de finalistas.

Outras categorias e concorrentes:

Guarda-redes do ano: André Onana (Camarões/Manchester United), Yahia Fofana (Côte d´Ivoire/Angers SCO), Mostafa Shobeir (Egipto/Al Ahly), Stanley Nwabali (Nigéria/Chippa United) e Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns da África do Sul).

Jogador jovem do ano: Karim Konaté (Red Bull Salzburg/Côte d´Ivoire), Oumar Diakité (Stade de Reims/Côte d´Ivoire) e Lamine Câmara (AS Monaco/Senegal).

Clube do ano: Al Ahly e Zamalek (ambos do Egipto), RS Berkane do Marrocos, Mamelodi Sundowns da África do Sul e Espérance de Tunis da Tunísia.

 IN/MC





Notícias de Interesse

“BI da Dipanda” abrange mais de 400 crianças no Zaire

 Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 21h42

Kangamba promete reforços na “segunda volta”

 Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 20h37

Girabola: Kabuscorp cede empate caseiro

 Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 20h03

Sétima reunião ministerial analisa situação na RDC

 Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 19h42

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+