Luanda – O antigo guarda-redes do 1.º de Agosto e da Selecção Nacional, Napoleão Alfredo Brandão, morreu esta sexta-feira, vítima de doença prolongada, de acordo com uma nota divulgada no Facebook oficial do clube “militar”.
Napoleão Brandão deixou o mundo dos vivos aos 72 anos de idade, boa parte dos quais dedicados ao desporto, particularmente ao futebol.
Uma fonte familiar afirmou à ANGOP que o ex-jogador padecia de diabetes, sendo este a causa do seu desaparecimento físico.
Considerado um dos melhores guarda-redes de todos os tempos em Angola, Napoleão foi peça fundamental na construção da mística do 1.º de Agosto.
Teve como o ponto mais alto da sua carreira a integração nas diversas selecções nacionais, nas décadas de 1970 e 1980.
O guarda-reses integrou o primeiro jogo histórico entre Angola e Cuba, disputado a 1 de Junho de 1977, no estádio da Cidadela, na altura, apenas com um anel. A selecção nacional venceu por 1-0.
Após encerrar como atleta, integrou o corpo técnico da equipa principal, onde actuava como treinador de guarda-redes, contribuindo para a formação de novos talentos.
Até à data da sua morte, numa das unidades hospitalares da capital, Luanda, residia no Zango III (Icolo e Bengo), Largo do Capapinha. MC