Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra destaca importância da educação ambiental

    Angop logo
     Ambiente           
  •  • Quinta, 03 Abril de 2025 | 18h01
Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho
Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho
Joaquina Bento-ANGOP

Caxito –A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou esta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, a importância da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação da natureza.

Intervindo no workshop sobre "Acção Climática", inserido nas celebrações do Dia Africano do Ambiente, referiu que o momento que se vive é dos mais desafiantes da história da humanidade, com a destruição das florestas, poluição dos oceanos e a imprevisibilidade do clima, daí a necessidade de se promover continuamente a educação ambiental para contrapor a acção do homem contra a natureza.

Sublinhou que o aumento da temperatura global, as secas severas, os furacões mais intensos e a elevação do nível do mar são consequências directas da acção humana.

Realçou que o desmatamento desenfreado para a produção de materiais derivados da madeira, a poluição industrial, o desperdício de recursos naturais e a dependência de combustíveis fósseis também aceleram esse processo.

Segundo Ana Paula de Carvalho, a inversão deste quadro passa essencialmente no investimento em energias limpas e renováveis, restauração das florestas, redução do desperdício e mudança do hábito de consumo, ações que o Executivo angolano tem estado a desenvolver para preservar o meio ambiente.

“Não podemos mais esperar, o tempo de agir é agora, vamos proteger o planeta para as futuras gerações, e ser a mudança que o mundo precisa”, precisou.

Por isso, prosseguiu, o desenvolvimento sustentável não é apenas uma meta, mas uma necessidade imperativa para a sobrevivência e bem-estar das gerações presentes e futuras.

Por sua vez, a directora do Gabinete provincial de Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Janice Muanamalongo, ao dissertar sobre “Estado actual do Ambiente na província do Bengo”, disse que a circunscrição enfrenta um défice no saneamento básico, com proliferação de focos de lixos na zona do Panguila e Caxito.

Acrescentou que a falta de quadros formados no sector do ambiente e áreas afins, exploração ilegal dos recursos minerais e florestais, com abate indiscriminado de árvores e uso da água imprópria para consumo, são dentre outras as preocupações da instituição.

Entre as acções, disse, está em curso o regulamento sobre as contra ordenações, edital do banimento do uso de sacos plásticos, preservação do ecossistema de mangais e formação nas unidades sanitárias sobre a elaboração de planos de gestão de resíduos hospitalares e de serviços de Saúde (PGRHSS).

O workshop abordou igualmente a estratégia nacional de educação ambiental, descentralização do licenciamento ambiental e recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos, entre outros temas.

Durante o workshop, a ministra do Ambiente procedeu a entrega de materiais didácticos sobre a importância da preservação da camada da de ozono à crianças dos 5 aos 15 anos , bem como materiais de apoio para construção de latrinas na comunidade para o combate à cólera.

O dia africano do ambiente, assinala-se a 3 de Março e tem como objectivo promover a consciencialização sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no continente.

A data foi instituída pela União Africana e busca destacar a importância da conservação da biodiversidade, no combate às altercações climáticas e da gestão sustentável dos recursos naturais.FS/CJ/HD





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

ADECOS em formação sobre saúde e direitos sexuais

 Terça, 15 Abril de 2025 | 18h19

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+