Luanda - Uma mensagem do Presidente da República de Angola, João Lourenço, para o seu homólogo do Uganda, Yoweri Museveni, foi entregue esta segunda-feira, em Kampala, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, o Chefe de Estado angolano tem exprimido a sua solidariedade para com o povo e Governo ugandeses, assim como evocado o aprofundamento das relações bilaterais e multilaterais.
A nota que não revela o teor da mensagem indica que os dois países partilham preocupações sobre questões de interesse mútuo com foco na paz e segurança ao nível regional e continental.
Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana informou o Presidente Museveni dos progressos alcançados pela mediação do conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), com ênfase na entrada em vigor do cessar-fogo, desde Agosto de 2024.
Museveni foi igualmente informado sobre a adopção do Plano Harmonizado de Neutralização das Forças Democráticas pela Libertação do Rwanda (FDLR) e do Desengajamento de Forças/Levantamento das medidas de segurança adoptadas pelo Rwanda.
O estadista ugandês recebeu ainda informações sobre a realização da próxima Cimeira Tripartida entre Angola, RDC e Rwanda, prevista para 15 de Dezembro, em Luanda, em que será analisado o Projecto de Acordo de Paz submetido às Partes, em Agosto de 2024.
A questão do conflito no Sudão esteve também entre os assuntos abordados no encontro, tendo em conta o Comité Presidencial Ah-Hoc estabelecido pela União Africana (UA) e liderado pelo Presidente Yuweri Museveni, cujo objectivo é procurar uma solução pacífica para o conflito militar que vigora naquele país africano, desde Abril de 2023.
A mensagem do Chefe de Estado angolano foi entregue ao Presidente Yoweri Museveni, na presença do director-geral dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), Matias Bertino Matondo; director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, , Jorge Cardoso; e do embaixador de Angola no Uganda, Sianga Abílio.
A Angola e Uganda integram a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e têm mantido contactos ao mais alto nível sobre questões relacionadas com a paz, estabilidade e segurança na região.
Os dois países mantêm igualmente diálogo contínuo em fóruns regionais e internacionais como a UA e as Nações Unidas, assim como intercâmbio de visitas de diferentes delegações para fortalecer a cooperação em várias áreas, incluindo segurança, infra-estrutura e comércio. SC