Menongue - O procurador da República no Cuando Cubango, Hermenegildo Nicolau, exigiu maior transparência aos gestores públicos nos processos de contratação pública, e a criação de mecanismos de comunicação com os cidadãos.
Hermenegildo Nicolau falava na apresentação, em Menongue, da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção (ENAPREC), num workshop sob tema “Prevenção e Combate à Corrupção.
Na ocasião, apelou aos gestores públicos para serem líderes e terem princípios éticos de valores de boa governação, para que a comunidade e a administração possam elevar os níveis de actuação no Cuando Cubango.
O procurador defendeu uma maior cultura de denúncia dos cidadãos em relação aos gestores públicos, quando houver actos de corrupção e vice-versa, para que a prevenção geral contra a corrupção tenha êxito, uma vez que a prevenção inicia nas famílias e nas escolas, através da educação.
A vice-governadora do Cuando Cubango para o Sectore Político, Social e Económico, Helena Chimena, disse que, com o diploma, pretende-se promover a boa governação e reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições públicas.
A finalidade é também adoptar boas práticas, tanto no sector público como no privado, alinhando assim o país às melhores práticas e recomendações internacionais do combate à corrupção.
De acordo com a vice-governadora, o combate à corrupção é uma responsabilidade de todos, desde as famílias, escolas, instituições públicas e privadas, com a formação transversal em temas anti-corrupção no currículo escolar e programas de formação para funcionários públicos, por formas a superar o seu impacto
O Cuando Cubango foi a primeira província a acolher o acto de apresentação da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção (ENAPREC), um diploma em vigor no país desde 19 de Julho do ano em curso.ALK/PLB