Moçâmedes - A província do Namibe pode tornar-se auto-suficiente na produção agrícola, dentro alguns anos, como resultado dos investimentos em curso em sistemas de água para a irrigação, disse hoje, quarta-feira, em Moçâmedes, o primeiro secretário do MPLA, Archer Mangueira.
Falando no encontro que manteve com a classe camponesa no âmbito da pré-campanha eleitoral, o político disse que a província tem tudo para ser auto-suficiente, como grandes extensão de terras aráveis e férteis na produção de cereais, hortaliças e tubérculos, produtos que têm servido de alimento para milhares de famílias.
Para que esta auto-suficiência se concretize nos próximos anos, o político destacou a entrega de novos sistemas para a irrigação, de inputs agrícolas e aberturas de mais escolas de campo, para que os camponeses possam estar munidos de ferramentas e conhecimento que os ajude a desenvolver a actividade do campo, sem sobressaltos.
Garantiu que no programa do governo do Namibe, consta despesas relacionadas com a construção de mais furos de água, o que poderá ajudar, não só no consumo humano das famílias, mas também para a prática da agricultura e da diminuição do fenómeno da transumância do gado.
Aconselhou ainda aos camponeses a continuar a criar cooperativas e associações, para que de forma organizada possam receber apoios financeiros e meios de trabalho, como tractores, alfaias e sementes.
No encontro, os camponeses apresentaram algumas inquietações, como a morosidade na cedência de créditos bancários, falta de meios agrícolas e aquisição de terras.
A provincia do Namibe tem a maior produção do tomate no país, hoje fixada em mais de 200 mil toneladas/ano.
Os camponeses produzem ainda nos seus vales uma diversidade de hotícolas, leguminosas, frutas e citrinos.