Malanje- O Projecto denominado “Casa Horta”, que visa a construção de residências nas aldeias e entrega de espaço para o fomento agro-pecuário, para reduzir o impacto da fome e da pobreza no seio das comunidades, foi apresentado hoje, nesta cidade, ao Governo Provincial de Malanje.
Desenvolvido pela Cooperativa Casa Horta, o projecto destaca que cada família camponesa beneficiará de uma casa e um hectare preparado onde serão cultivados vários produtos, além de construção de galinheiro, pocilga, aprisco, tanque para piscicultura e pequenas indústrias transformadoras.
Ao proceder à apresentação do projecto, o presidente da Cooperativa, João Santos destacou dentre vários objectivos, a promoção da segurança alimentar das famílias, sustentabilidade e a inclusão social das famílias.
João Santos precisou que o plano prevê contemplar a maior parte das províncias, mas o projecto-piloto será lançado em Malanje.
Adiantou que o projecto “Horta Casa”, tem como grupo alvo as famílias rurais em situação de extrema pobreza.
Na ocasião, o governador provincial, Marcos Nhunga considerou o projecto ambicioso tendo em conta que vai de encontro à ideia de tirar as pessoas da linha da pobreza.
Avançou igualmente que combater a pobreza é colocar à disposição das populações, condições para obterem rendimentos.
O governante congratulou-se com a direcção da Cooperativa, pelo facto de ter escolhido Malanje, como localidade piloto para a implementação do projecto Hora Casa.
O projecto vai receber mais contributos das Administrações Municipais e do Gabinete da Agricultura e Pescas, para uma execução eficaz, para o alcance dos resultados esperados.
Participaram no encontro, membros do Governo Provincial, administradores municipais, autoridades tradicionais, eclesiásticas, representantes de Cooperativas agrícolas, líderes juvenis, entre outros. RM/PBC