Cuito - O Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude para o período 2024-2027 salvaguarda, entre aspectos, a formação técnico-profissional, assegurou esta quinta-feira, no Cuito, província do Bié, o secretário de Estado para Juventude, Francisco Boaventura Chitapa.
Ao apresentar o documento aos membros do governo provincial, associações juvenis e convidados, Francisco Chitapa disse que a ideia é tomar medidas concretas para a oferta de mais emprego e auto-emprego.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude, explicou, ressalva, igualmente, mais oportunidades dos jovens nas áreas de lazer, novos projectos nos domínios da educação, cultura, economia e agricultura, para o progresso do país e bem-estar dos jovens.
Por sua vez, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas desta província, Edgar Hilário, reiterou a aposta do Governo do Bié na concretização dos projectos a favor dos jovens nesta parcela do país e não só.
Já o presidente da Associação Provincial de Futebol, Augusto Teles, sublinhou a necessidade do plano velar pela construção de mais quadras desportivos nas escolas, reforço da parceria entre os Ministérios da Juventude e Desportos (MINJUD) e o da Educação, para incentivo do desporto escolar.
O presidente da Associação dos Estudantes do Ensino Médio do Bié, Zeferino Mendes, exortou para a necessidade de se criar um plano operacional que dê mais oportunidades à camada juvenil.
Para o dirigente associativo, o mesmo deve ainda priorizar projectos como construção de bibliotecas e outras infra-estruturas desportivas, espaços verdes e lazer, preparação de lotes de terra para auto-construção dirigida e outros, visando assegurar o bem-estar desta franja.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude visa reforçar a protecção dos direitos dos jovens, promover e assegurar a sua inserção e participação no processo de transformação e desenvolvimento político, social, económico e cultural do país. JEC/PLB