Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IECA desenvolve 20 projectos sociais no Huambo

    Angop logo
     Sociedade           
  • Huambo • Quarta, 18 Outubro de 2023 | 15h58
Secretário da IECA na província do Huambo, reverendo Gilberto Jamba Ndunduma
Secretário da IECA na província do Huambo, reverendo Gilberto Jamba Ndunduma
Valentino Yequenha

Huambo – Vinte projectos do sector ligados à educação e saúde estão a ser desenvolvidos na província do Huambo, no quadro da responsabilidade social da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), soube hoje, quarta-feira, ANGOP.

A informação foi prestada pelo secretário local da denominação religiosa, reverendo Gilberto Jamba Ndunduma, que trata-se de acções desenvolvidas em cinco sínodos locais, designadamente Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.

O religioso fez saber que a IECA controla, nesta altura, 10 escolas do ensino geral que desenvolvem, de forma satisfatória, as suas actividades com um número significativo de estudantes, para a criação de uma sociedade mais justa, com princípios e valores morais aceites por todos.

Das escolas controladas, prosseguiu, três estão localizadas na Missão do Dondi, município do Cachiungo, duas no Bailundo, igual número no Huambo e na Caála e uma no Elende.

Informou que mais outras escolas estão em construção, para além da previsão para se erguer, nos próximos meses, centros infantis nos pastorados do Redentor e de Canám, nos bairros São Pedro, Calomanda e Bom Pastor.

O responsável da IECA na província do Huambo destacou a construção do Campus Universitário na Missão do Dondi, município do Cachiungo, que se encontra a 88 por cento de execução física, com 40 salas de aula, para albergar cinco mil 400 estudantes/ano, sendo mil 500 internos, que serão formados em diversas áreas.

Disse tratar-se de um imponente projecto académico, que, após a sua conclusão, vai suprir as necessidades do país, em termos de quadros, nas áreas da Agricultura, Saúde, Educação, Construção e outras formações técnicas.

Relativamente ao sector da saúde, o reverendo Gilberto Jamba Ndunduma informou que a IECA na província do Huambo controla três unidades sanitárias, localizadas no Cachiungo, Bailundo e Elende, para além de postos médicos que se encontram nos pastorados da igreja, que têm atendido em pequenos casos os cidadãos.

Das unidades sanitárias, destacou o hospital da IECA no Bailundo, que possui uma pediatria devidamente equipada, que tem sido uma referência no tratamento dos doentes que acorrem ao local.

A IECA na província do Huambo possui 79 pastores, num total de 122 pastorados, mil 187 congregações, mil 199 diáconos e diaconisas, mil 187 catequistas, num universo de 215 mil 614 fiéis, com templos em todos os municípios desta parcela do Planalto Central do país.

Fundada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, a igreja conta, nesta província, com cinco sínodos locais: Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.

Foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. ZZN/ALH

 



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Ministro denuncia falsas promessas de ingresso no SME

 Sábado, 19 Abril de 2025 | 14h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+