Luanda – O Governo angolano vai fazer o reajuste salarial de 25% da função pública até finais de Março deste ano, com retroactivos dos meses de Janeiro e Fevereiro, anunciou na terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.
O Governo e as centrais sindicais abordaram, nesta terça-feira, em Luanda, durante quatro horas, questões ligadas à implementação do reajuste salarial da função pública.
Em declarações à imprensa no final do encontro, o secretário de Estado garantiu que os retroactivos do reajustamento, inicialmente previsto para o mês de Janeiro, estão assegurados.
“Percebemos que há grande expectativa dos funcionários e agentes administrativos, mas tivemos a oportunidade de referir que vamos cumprir, o mais tardar até ao final do mês de Março deste ano”, reiterou.
Salientou que, apesar do atraso na materialização desta medida, por obediência a alguns procedimentos legislativos, os 25% estão assegurados no primeiro trimestre do corrente ano, como resultado do acordo firmado entre o Governo angolano e as centrais sindicais, em 2024.
Reafirmou o compromisso com a continuidade do processo, do diálogo e materialização das aspirações, quer das Centrais Sindicais, quer do Executivo.
Na ocasião, o secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), Francisco Jacinto, confirmou a possibilidade da retroactividade do reajuste salarial, embora não tenha entrado em detalhes neste aspecto.
Apesar da promessa do Governo de pagar com retroactivos, o responsável disse que as centrais sindicais vão continuar a manter o diálogo com o Executivo até ao cumprimento do acordo.
Realçou que, na sequência dessa reunião desta terça-feira, as centrais sindicais vão reunir-se, na sexta-feira, para apreciar a questão em detalhe. AMC/OHA