Mbanza Kongo – O comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional (PN), comissário Firmino Uyamba, solicitou, esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, o apoio da população no combate à criminalidade na região.
Firmino Uyamba fez esse apelo quando dissertava o tema sobre “segurança pública e cidadania”, num encontro com jovens locais, promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
A reunião, na qual participaram maioritariamente jovens estudantes, serviu para a recolha de contribuições para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude.
Na sua visão, a manutenção da segurança pública deve envolver, para além dos órgãos da ordem interna e segurança, os cidadãos, que no seu dia-a-dia lidam com diversas acções delituosas nas suas áreas de jurisdição.
Informou, em jeito de balanço, que de Janeiro a Outubro deste ano, a Polícia Nacional no Zaire registou um universo de dois mil e 418 crimes diversos, 32 dos quais cometidos com armas de fogo, tendo sido esclarecidos dois mil e 238 delitos.
Acrescentou que na sequência desses crimes foram detidos mil e 818 presumíveis autores, sendo os crimes contra o património, com 765 casos e contra as pessoas com 507 registos, dominaram o gráfico criminalístico dos últimos 10 meses.
O município de Mbanza Kongo, segundo a fonte, liderou a lista das ocorrências com mil e 119 crimes, seguindo-se o Soyo com 679 casos, Nzeto (248), Cuimba (117), Tomboco (111), ao passo que o Nóqui registou 88 delitos.
De acordo com o oficial superior da PN, em média o Zaire notificou um crime por dia em cada um dos seis municípios, uma situação que caracterizou de estável em termos de índices de criminalidade.
O encontro foi orientado pela directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nzuzi Makiese, que, na ocasião, afirmou que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude é um mecanismo de implementação da Política Nacional da Juventude, à luz do Decreto Presidencial 273/19, de 02 de Setembro. DA/PMV/JL