Luanda – As autoridades sanitárias anunciaram, nesta sexta-feira, a vacinação contra a Covid-19 de 456.349 cidadãos desde o início do processo, em Março de 2021.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que anunciou os dados, 12.065 cidadãos foram vacinados nesta sexta-feira no país.
O Executivo prevê, em Maio, iniciar a administração da segunda dose aos já vacinados, para, a posterior, se atender o grupo de cidadãos maiores de 40 anos de idade.
Ainda para o mês de Maio, o país espera receber mais um lote de 20 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, Pfizer e Sputnik.
Trata-se de um lote de 12 milhões de doses da vacina Sputnik, para imunizar seis milhões de pessoas, mais de quatro milhões da Johnson & Johnson e mais de um milhão da Pfizer.
O processo de vacinação, que teve início a 2 de Março, numa primeira fase, abrange profissionais de saúde, professores de todos os níveis de ensino, pessoas idosas com mais de 65 anos, efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança, doentes com drepanocitose e insuficiência renal crónica com mais de 18 anos de idade.
As autoridades sanitárias prevêem vacinar 54 por cento da população, um total de 16.823.284 indivíduos maiores de 16 anos.
O país recebeu até à presente data 824 mil doses de vacina.