Malanje- A campanha de vacinação contra a cólera em Malanje arrancou hoje, no município de Cacuso, visando travar a cadeia de contágio da doença que já infectou 472 pessoas e matou 18 na província.
A campanha que conta com 62 vacinadores e que será extensiva nos três municípios considerados epicentros da doença a nivel da província, prevê imunizar em cinco dias, sete mil pessoas em Cacuso, oito mil no Pungo Andongo e posteriormente o Quéssua.
Na abertura do evento, o vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda reiterou o apelo às igrejas, autoridades administrativas e tradicionais no sentido de continuarem a sensibilizar a população sobre os perigos da doença.
Precisou que desde a notificação do primeiro caso em Janeiro último, os números de infectados não param de subir, com uma média diária de 15 a 20 casos, daí a necessidade da população aderir a campanha para o bloqueio da cólera.
Fez saber que a doença atinge na sua maioria os homens, cujas idades variam de dois aos 30 anos.
Realçou que o governo está a levar a cabo um trabalho nos bairros Muhunga de cima e de Baixo e Quizenga (município de Cacuso), que visa a construção de latrinas para acabar com a defecação ao ar livre e colocação de pequenos sistemas de água, com vista a erradicar a doença.
A vacina após adminsitrada tem uma duração de seis meses a dois anos.
A cólera representa uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada “vibrio Cholerae” que, normalmente, ataca os intestinos e com uma capacidade de programação rápida através da água e alimentos para o consumo humano.
Os sintomas da cólera podem acontecer no prazo de dois a cinco dias, depois de consumir água ou alimentos contaminados com a bactéria, causando diarréias intensas, fezes mais líquidas, cansaço, náuseas e vômitos constantes.
O tratamento da mesma doença passa pela ingestão de líquidos ou soros para evitar a desidratação causada pela diarreia severa.
Na província, a cólera afecta os municípios de Cacuso, Cangandala, Quéssua, Malanje e Pungo Andongo.PBC