Luanda – O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) concluiu, sexta-feira, uma Missão de Campo de quatro dias ao Egipto e ao Sudão, tendo como ponto alto uma reunião com o Presidente sudanês de Transição, Abdel Fattah-al-Burhan.
Durante a deslocação ao Porto Sudão, actual sede do Governo sudanês, os representantes dos 15 membros do CPS da UA, de que Angola é parte, auscultaram organizações da sociedade civil e lideranças dos partidos da oposição, promovendo uma abordagem construtiva do processo de transição naquele país, com vista a restaurar a paz, segurança, estabilidade e prosperidade, através de um diálogo, reconciliação e desenvolvimento inclusivo.
Inteiraram-se da situação política, humanitária, sócio-económica, de segurança e dos direitos humanos do Sudão, onde prevalece um conflito político-militar que opõe as Forças Armadas Sudanesas (SAF) e as Forças paramilitares de Apoio Rápido (RSF) provocando o êxodo de cerca de 7 milhões de civis para os países vizinhos.
Na capital egípcia, Cairo, o CPS transmitiu a sua solidariedade ao Povo e Governo do Egipto, por ser um dos países mais afectados pelos conflitos prevalecentes nos Estados vizinhos, acolhendo cerca de um milhão e duzentos mil refugiados sudaneses desde o reinício do conflito no vizinho Sudão.
Ainda no Egipto, país que preside ao CPS neste mês de Outubro, a missão manteve um encontro de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelatty, realizou uma reunião sobre a ligação entre a paz, segurança e desenvolvimento em África e visitou as instalações da Academia da Polícia e do Centro de Formação para as Operações de Manutenção da Paz.
Efectuou igualmente consultas com o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes (LEA), organização com sede no Cairo, tendo-se concluído ser essencial a promoção de uma agenda comum com a União Africana para responder aos vários desafios de paz e segurança, sobretudo os conflitos no Sudão, Líbia, Somália e Palestina.
A Missão de Campo do CPS da UA antecede a primeira Reunião do Comité Presidencial Ad-hoc sobre a República do Sudão, a realizar-se no dia 23 deste mês, em Kampala, sob a presidência do Chefe de Estado ugandês, Yoweri Kaguta Museveni.
O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, integra o referido comité.ART