Luanda - O nacionalista Isaías Samakuva afirmou esta quinta-feira, em Luanda, que a preservação da paz e da reconciliação nacional de modo "duradouro", em Angola, passa pela participação e pelo envolvimento activo da juventude.
O político, que falava aos jornalistas à margem de uma palestra sobre “O Papel das Universidades no Processo da Preservação da Paz e da Reconciliação Nacional”, disse que os jovens são potenciais actores das mudanças políticas, económicas, sociais e da construção de um mundo justo e pacífico.
De acordo com Isaías Samakuva, a juventude deve compreender que há erros do passado que devem ser ultrapassados e substituí-los por trabalhos virados para a unidade real dos angolanos, baseados na união e na paz social.
“Precisam de trabalhar num processo em que todos devem estar envolvidos profundamente, sem revanchismos, sem olhar para a cor partidária, nem para o passado, mas, pelo contrário, deixar aquilo que no passado foi a causa da divisão dos angolanos”, referiu.
Por sua vez, o porta-voz da Associação dos Defensores do Diálogo e Reconciliação Nacional, Assorreia Neto, promotor do evento, explicou que o objectivo deste é despertar a consciência nacional, principalmente da comunidade académica, por ter um papel preponderante na manutenção da paz e reconciliação nacional.
Isaías Henriques N'gola Samakuva nasceu no Cuito, província do Bié, aos oito de Julho de 1946, formado em sociologia e teologia.
Fazem ainda parte do seu currículo a diplomacia e a vida militar e politica.
Foi presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição em Angola, entre 2003 e 2019. MAG/SC