Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR reconhece seriedade de Biden na implementação do Corredor do Lobito

     Política              
  • Luanda • Quarta, 04 Dezembro de 2024 | 18h31
Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito
Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, agradeceu, esta quarta-feira, ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, pela seriedade no cumprimento da promessa feita na Cimeira EUA/África de 2022, em Washington DC, relacionada com a construção do Corredor do Lobito.

"De facto, começa a concretizar-se”, disse o Presidente durante a Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, realizada na província de Benguela, no quadro da visita de Estado a Angola do Presidente Joe Biden.

Segundo João Lourenço, este “grande projecto  é uma infra-estrutura que nós, os estadistas africanos, vimos reclamando, para que possa garantir o desenvolvimento do nosso continente".

Afirmou que sem conectividade, sem energia, não se pode garantir a segurança alimentar.

Para além do Presidente João Lourenço, a  Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito contou com as presenças dos chefes de Estado Joe Biden (EUA), Félix Tshisekedi (RDC), Hakainde Hichilema (Zâmbia) e do Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango.

Corredor do Lobito 

Com gestão privada por um período de 30 anos, através do Consórcio ‘Lobito Atlantic Railway’, formado pelas empresas Vecturis, Trafigura e Mota Engil, o Corredor do Lobito integra o Porto, o Terminal Mineiro, o Aeroporto Internacional da Catumbela e o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), cuja linha se estende por mil 344 quilómetros de extensão até ao Luau, no Moxico.

Dado o papel estratégico para o desenvolvimento económico regional, foram investidos mais de dois mil milhões de dólares na reabilitação e modernização das infra-estruturas e meios circulantes do Corredor, com vista a dinamizar o transporte de mercadorias diversas, beneficiando os três países fronteiriços.

O Executivo angolano já projecta a construção da linha de 259 quilómetros de extensão, que vai ligar o país à Zâmbia, partindo do município de Luacano (Moxico) até à região fronteiriça zambiana de Jimbe.

A recuperação das vias-férreas da Zâmbia e da RDC é fundamental para permitir a sua interligação ao CFB, na zona do Luau, na fronteira de Angola, e, com isso, revitalizar o transporte de minério para o Lobito.

As duas principais infra-estruturas do Corredor, designadamente o Porto do Lobito e o CFB, preparam-se  para enfrentar o desafio que se avizinha, por via dos novos investimentos, assim como do interesse norte-americano e da União Europeia (UE) em aumentar o movimento de carga na região.

Com as infra-estruturas do Corredor do Lobito (Porto, Terminal Mineiro, CFB e Aeroporto) e o seu potencial agrícola, pesqueiro e salineiro, a província de Benguela e o país, de forma geral, vão registar, num futuro próximo, um grande crescimento económico, rumo ao seu desenvolvimento.

O acordo de criação da Agência de Facilitação de Transporte de Carga do Corredor do Lobito vai acelerar o crescimento do comércio doméstico e transfronteiriço, através da implementação de instrumentos harmonizados de facilitação do comércio, promovendo a participação efectiva de pequenas e médias empresas em cadeias de valor.

O Corredor do Lobito apresenta uma rota estratégica alternativa para os mercados de exportação da RDC e da Zâmbia e oferece a rota mais curta que liga as principais regiões mineiras dos dois países encravados ao mar.

Em Angola, o Corredor liga 40% da população do país, e estão a decorrer vários investimentos de grande envergadura na agricultura e no comércio nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, regiões atravessadas pelo CFB.

A assinatura do instrumento jurídico cria um quadro para os três países-membros da SADC desenvolverem conjuntamente leis, políticas, regulamentos e sistemas de corredores ‘harmonizados’, incluindo o desenvolvimento de infra-estruturas de forma coordenada e coerente.

A perspectiva é obter o alinhamento com o tratado da organização regional, protocolos e quadros de desenvolvimento, tais como o Plano Indicativo de Desenvolvimento Estratégico Regional 2020-2030.

Impacto regional

O Corredor do Lobito tem uma importância estratégica para a região, uma vez que vai contribuir para a segurança alimentar e energética de Angola, da RDC e da Zâmbia, assim como para a criação de empregos nos três países.

Considera-se que o desenvolvimento do Corredor do Lobito é de capital importância para todos os integrantes desse projecto de grande envergadura e impacto interno e externo.

Vai impulsionar o agronegócio, a indústria alimentar, o processamento de matérias-primas, designadamente de minerais críticos para a manutenção e o incremento da indústria automóvel, que vão circular e transpor fronteiras até aos mercados internacionais.

O Corredor do Lobito apresenta-se, também, como uma plataforma de dinamização das economias provinciais e nacionais, permitindo a criação de postos de trabalho directos e indirectos. Contribuirá, igualmente, de forma decisiva, para a coesão do crescimento económico do interior do país, fortalecendo as trocas comerciais entre os Estados que o integram, para além de permitir o acesso logístico de escoamento e importação de bens.ART





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+