Pretória (dos enviados especiais)- O ambiente de negócios entre as empresas angolanas e sul-africanas tem vindo a melhorar significativamente, reconheceu hoje, quarta-feira, na cidade de Pretória, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola ( AIPEX), Arlindo das Chagas Rangel.
Em declarações à imprensa, por ocasião do Fórum de Negócios entre Angola e África do Sul, que se realiza quarta-feira no quadro da visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, esclareceu que no âmbito da cooperação com aquele país, as autoridades angolanas tem prestado assistência aos investidores estrangeiros.
Entretanto, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que já se encontra desde hoje, quarta-feira, na África do Sul, será um dos principais oradores no evento, que contará com a participação de vários empresários sul-africanos.
De acordo com Arlindo das Chagas Rangel, o ambiente de negócio em Angola regista melhorias contínua.
“Temos dados passos e a desenvolver acções para melhorar o ambiente de negócios”, clarificou .
Instado sobre o volume de investimentos sul-africano em Angola, explicou que de 2020 a 2023 registou-se dez projectos da África do Sul no país, que totalizam 23 milhões e meio de dólares americanos que estão ligados ao sectores de serviço , comércio , indústria e agricultura.
As relações de cooperação entre Angola e África do Sul têm bases históricas e estratégicas sólidas, derivadas do apoio mútuo durante os períodos de luta pela independência e contra o apartheid.
Actualmente, ambos os países mantêm uma parceria que abrange áreas como economia, política, segurança regional e cultura.
A cooperação busca intensificar as trocas comerciais e investimentos mútuos, sendo a África do Sul um dos maiores parceiros comerciais de Angola na região, com interesse em sectores como mineração, energia elétrica, infraestrutura e agricultura.
Recentemente, foram discutidas iniciativas como o uso de moedas locais no comércio bilateral e a criação de mecanismos de seguro de crédito para facilitar negócios. AFL/ART