Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, na manhã desta quinta-feira (17), a Nova Jersey, nos Estados Unidos da América (EUA), para uma visita de trabalho de 48 horas.
À sua chegada, no aeroporto local de Teterboro, o chefe da diplomacia angolana foi recebido pelo embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, e pelo representante permanente junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, entre outros diplomatas.
A visita de trabalho de Téte António contempla actividades na Universidade de Princeton, no Estado de Nova Jersey, bem como na cidade de Sloatsburg, situada no Estado de Nova Iorque.
De acordo com o programa estabelecido, o ministro Téte António, na sua qualidade de presidente do Conselho Executivo da União Africana (UA), será o convidado de honra na Universidade de Princeton e, como palestrante principal, compartilhará as suas perspectivas sobre o desenvolvimento de Angola e o crescente papel do país no cenário global.
Neste evento, vai debruçar-se igualmente sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam no continente africano, particularmente na região da SADC, analisando assim, questões socioeconómicas, políticas e ambientais.
Na cidade de Sloatsburg, o ministro será recebido pelas autoridades locais, para participar de um evento especial dedicado ao Parentesco Africano entre as Sociedades Nativas Americanas, onde será homenageado e reconhecido pelo trabalho e pelas contribuições notáveis de Angola no exercício da presidência da UA, com especial enfoque no trabalho realizado em prol da diáspora africana.
Estas actividades inserem-se nas prioridades da agenda da presidência de Angola na União Africana, sob o lema central “Justiça para os Africanos e afrodescendentes por meio de indemnizações”. SC