Luanda - O presidente da empresa italiana Grupo Leonardo S.P.A, Stefano Pontecorvo, manifestou hoje, quarta-feira, em Luanda, a vontade de expandir a cooperação com Angola nas áreas de espaço e ciberespaço.
A intenção foi manifestada pelo líder empresarial após uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, com quem abordou aspectos ligados à cooperação com um dos maiores conglomerados industriais da Itália e uma das principais empresas mundiais nos sectores aeroespacial, defesa e segurança, fundada em 1948.
“Angola é um parceiro histórico estrategicamente importante para nós. Temos nesse país o maior número de helicópteros vendidos pela nossa empresa e neste caso trabalhamos também em questões de segurança marítima onde nos pretendemos expandir a nossa cooperação”, afirmou Stefano Pontecorvo.
Disse que a intenção é expandir a cooperação também na área de espaço e ciber espaço, pelo facto de Angola ter talentos importantes na área da indústria, educação e ciência.
“Angola tem pessoas que dominam altas tecnologias, por isso a minha visita aqui, na qualidade de representante da empresa, é bastante importante para essa cooperação”, realçou.
A empresa Leonardo S.P.A é conhecida pelo seu papel central no desenvolvimento de tecnologias de ponta para uso civil e militar.
Com sede em Roma, Itália, actua nos sectores aeroespacial, em projectos de aeronaves, helicópteros e satélites, defesa de sistemas eletrônico, veículos blindados, mísseis, torpedos, soluções de segurança cibernética, vigilância e sistemas de controlo de fronteiras e outros equipamentos militares.
Tem forte presença no mercado internacional, especialmente em contratos de defesa com governos da Europa, América do Norte, Médio Oriente e Ásia.
Também tem investimentos estratégicos na modernização tecnológica e inovação em sistemas de defesa e segurança, especialmente com a crescente importância da guerra cibernética e da inteligência artificial.AFL/ART