Luanda – A embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, manteve, com o seu homólogo dos Estados Unidos de América (EUA), Randy Berry, um encontro de cortesia durante o qual foram abordados os desafios da cooperação entre os dois países.
De acordo com uma nota da representação diplomática angolana neste país a que a ANGOP teve acesso, na ocasião, a embaixadora Jovelina Imperial agradeceu o gesto e o apoio dos Estados Unidos na execução dos projectos de energias renováveis e limpas em Angola, tendo destacado igualmente o forte laço de cooperação entre empresários angolanos e americanos, nos mais diversos domínios.
Jovelina Imperial disse que Angola continua aberta para uma nova dinâmica que se pretende nas relações político-diplomáticas, bem como na vertente económica entre os Estados Unidos de América.
Por seu turno, o embaixador Randy Berry reafirmou a intenção do seu governo em privilegiar as relações económicas e empresariais entre os dois países.
No final do encontro, os dois embaixadores consideraram boas as relações entre os dois países e prometeram trabalhar no sentido de reforçar a cooperação já existente.
Antes da Namibia, o novo embaixador dos EUA, Randy Berry, desempenhou também o cargo de Subsecretário Adjunto do Bureau de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho (DRL) de 2016 à 2018.
As relações entre Angola e os Estados Unidos de América duram há décadas. O Presidente da República, João Lourenço destacou em Dezembro de 2022 durante a Cimeira EUA-África, que o país tem condições e recursos para atrair mais investimentos americanos, não só nos sectores de Energia e Petróleo, mas também em outros de interesse dos empresários americanos.