Chicala-Cholohanga – O comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Simão Carlitos Wala, reafirmou, este sábado, no Huambo, o engajamento do Exército na gestão racional e na valorização do homem, através da promoção de ciclos de formação técnico-profissional.
O responsável militar falava em representação do Comandante do Exército, general João Serafim Kitekulo, na abertura do curso de nivelamento dos militares graduados à classe de oficiais subalternos, que decorrer no Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo.
Na sua intervenção, disse serem estas as alavancas para o sucesso do programa de reestruturação e modernização do ramo, à luz do processo de reedificação em curso nas Forças Armadas Angolanas.
Acrescentou que este desafio visa, essencialmente, a concessão e execução de programas de formação técnico-profissional, através de ciclos curtos, médios e longos de estudos em estabelecimentos militares e de outras especialidades convergentes com a actividade de defesa e segurança, de modo a corresponderem com as missões internas e externas.
O tenente-general Simão Carlitos Wala sinalizou que o processo em curso de preparação do militar nas mais diversas especialidades e etapas tem como foco a garantia da sua eficiência, responsabilidade e afirmação profissional a bem do crescimento e do desenvolvimento do Exército.
Adiantou que o curso se restringirá em matérias que irão possibilitar aos formandos a exercerem com zelo e dedicação os cargos de comando e chefia, para além de torná-los capazes de uma melhor liderança de acordo as missões a serem atribuídas.
Centro “Heróis de Kangamba”
Localizado a 24 quilómetros a Leste do Posto Comando da Região Militar Centro, no bairro Santo António, arredores da cidade do Huambo, o Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, iniciou o primeiro Cursos de Preparação Militar Geral em Janeiro de 1999, no município de Cahama, província do Cunene.
Em 2007, foi transferido para a Região Militar Centro, concretamente na província do Huambo, como resultado da visão e estratégia do Comando Superior das FAA, com o acto de inauguração realizado a 14 de Dezembro de 2011.
Desde a sua criação até à presente data, o centro promoveu diversos, com vários militares formados nas áreas de Instrução Básica Militar, Formação de Caçadores, Instrução Militar Operativa , Polícia Militar e Polícia de Ordem Pública. ALH