Luanda-Angola e a Côte d'Ivoire assinaram hoje, quarta-feira, em Luanda, vários instrumentos para o reforço da cooperação em vários domínios.
Trata-se de protocolos que vão elevar o nível das relações nos sectores do Interior, Administração do Território, Turismo, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Saúde, Cultura, Ambiente, Ensino Superior e Educação.
A assinatura ocorreu durante a I sessão da Comissão Bilateral de Cooperação entre Angola e Cote d'Ivoire, que avaliou os projectos em curso entre os dois países, bem como se procedeu à revisão dos acordos em vigor e os constrangimentos para materialização dos compromissos assumidos entre as partes.
Os documentos foram assinados pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e Ivoiriense do Exterior da República da Côte d ́Ivoire, Léon Kacou Adom.
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, reiterou o engajamento de Angola na implementação destes protocolos para o benefício dos dois povos.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e Ivoiriense do Exterior da República da Côte D´Ivoire, Léon Kacou Adom, disse que os caminhos que acabam de ser traçados trarão benefícios significativos para os dois povos.
"Traçamos caminhos que vão reforçar a nossa confiança num futuro radiante, olhando para as nossas potencialidades e o trabalho entre os operadores económicos dos dois países ", realçou.
A primeira sessão da Comissão Bilateral de Cooperação entre os dois países acontece 39 anos após ter sido assinado, no dia 19 de Junho de 1985, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, em Yamoussoukro (Cote d'Ivoire). LIN/ART