Luanda - Técnicos de informática da Assembleia Nacional (AN) participam desde terça-feira, em Brasília (Brasil), no primeiro encontro mundial sobre boas práticas na implementação da Inteligência Artificial (IA) nos parlamentos.
De acordo com uma nota de imprensa da AN, durante três dias, os operadores informáticos de vários países vão tratar de temas como o "Uso da inteligência artificial discriminativa e generativa nos parlamentos".
De igual modo, vão abordar práticas nos parlamentos brasileiro, europeu, italiano, norueguês, bem como estratégias de inovação para os 180 parlamentos da Uniao Inter-Parlamentar (UIP).
Está em cima da mesa igualmente a criação de laboratórios de IA e processos para garantir princípios éticos no desenvolvimento de sistemas baseados nesta ferramenta para os parlamentos.
Adicionalmente, serão criados três grupos de trabalho para a elaboração de um guia mundial de boas práticas para a implementação de sistemas de inteligência artificial nos parlamentos.
O mesmo deverá ser lançado em Novembro de 2024, na conferência mundial do Parlamento Electrónico (e-parlamento).
No final do certame, espera-se que os parlamentos possam usufruir dos sistemas baseados na IA para melhorar a troca de informação entre o Executivo e o Legislativo, eficácia na transcrição de documentos, pesquisa dos arquivos digitais e garantir maior inclusão do cidadão no processo legislativo e interação com os deputados. FMA/VIC