Uíge - Mais de mil indivíduos, entre turistas, estudantes, religiosos e integrantes de associações juvenis, visitaram o Museu do Congo, na cidade do Uíge, neste primeiro trimestre de 2025, informou o Chefe do Departamento da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais no Uíge, Nelson Bunga.
Nelson Bunga fez esse pronunciamento no final de uma visita da Associação Juvenil de Recreação, Desporto e Cultura ao Museu do Congo, onde sublinhou que a adesão da população a este local histórico se deve à divulgação do local, testemunhos de alguns visitantes, assim como a realização de seminários e workshops que abordam sobre a história da cultura na região.
O responsável exortou toda população a visitar o museu do Congo, justificando que conserva a memória histórica dos hábitos e costumes da região.
Por sua vez, a secretária executiva da Associação Juvenil de Recreação, Desporto e Cultura no Uíge, Nsimba Cristina Simuto, informou que a visita visa incentivar a juventude a continuar a valorizar a cultura e a história da região.
Em relação à agremiação que dirige, disse que o desafio consiste na expansão da organização nos restantes municípios da província, a fim de qcontinuar a transmitir conhecimentos que visam contribuir para o desenvolvimento da região.
Afirmou que a associação tem realizado palestras para falar do papel da juventude na sociedade, mesa redonda para abordar sobre a cultura do Uíge, entre outros eventos.
O museu do Congo possui 148 peças históricas, 121 ilustrações fotográficas do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, e 1.242 livros sobre cultura, história e outras abordagens.
A Associação juvenil de Recreação, Desporto e Cultura foi criada em 12 de Janeiro de 2025 e conta com 88 membros.EPP/JAR