Luanda – Angola participa, de 12 a 15 deste mês, em Harare (Zimbabwe), na Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com uma delegação encabeçada pelo ministro do Planeamento, Victor Guilherme.
O encontro vai decorrer sob o lema “Promover a inovação para desbloquear oportunidades de crescimento económico sustentado e desenvolvimento, rumo a uma SADC industrializada”, segundo uma nota do ministério de tutela chegada esta segunda-feira à ANGOP.
Durante o evento, serão debatidos temas ligados à situação financeira da organização, o processo de mobilização de recursos, grau de execução das decisões do Conselho de Ministros, bem como revisão de políticas e do regulamento de contratação pública e gestão de subvenções.
A agenda de trabalho inclui ainda a abordagem do desenvolvimento da estratégia revista de comunicação, sensibilização e promoção da imagem da organização, processos de candidaturas para preenchimento de postos em organizações continentais e internacionais.
Este encontro do Conselho Ordinário de Ministros da SADC foi precedido de reuniões técnicas de altos funcionários da organização, que analisaram a implementação intercalada do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030, nomeadamente o comité permanente e a reunião do comité de finanças.
A comitiva angolana integra igualmente a secretária de Estado para o Orçamento, Juciene de Sousa, e o secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes.
Após o conselho de ministros, está prevista a realização do Diálogo Ministerial de Parceria entre a SADC e a União Europeia. ACC/VC