Soyo – O novo município fronteiriço do Luvo, situado a 60 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai ainda este ano, estar interligado ao Sistema Nacional de Energia Eléctrica.
Entrevistado esta segunda-feira pela ANGOP, no Soyo, o administrador municipal do Luvo, Agostinho Dias Zantoto, disse que decorrem os trabalhos para que essa circunscrição fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC) tenha energia eléctrica da rede nacional em breve.
Considerou fundamental a chegada de energia à vila para atracção do investimento privado e impulsionar o desenvolvimento da região.
“Em termos de reabilitação da via de acesso ao município, nada a realçar, mas o desafio passa, necessariamente, pelo aumento das infra-estruturas capazes de alavancar o crescimento desta localidade”, referiu.
O Luvo, antiga comuna do município de Mbanza Kongo, situa-se a 60 quilómetros a norte desta sede capital da província do Zaire, da qual se separou recentemente, por força da nova Divisão Política Administrativa (DPA) do país.
Eesta localidade tem como uma das valências, o facto de constituir um dos pontos mais importantes para as trocas comerciais com alguns países da região austral de África, sobretudo, a República Democrática do Congo, por via terrestre.
O município do Luvo tem uma população estimada em mais de 11 mil habitantes. PMV/JL