Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Nova fábrica de enchidos prevê criar 90 postos de trabalho

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 30 Novembro de 2022 | 18h55
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Cedida

Luanda – Noventa postos de trabalho (63 nacionais e 27 estrangeiros) serão criados pela empresa Sano Dia, a partir de Outubro de 2023, data prevista para a entrada em funcionamento provisório (testes) da fábrica de enchidos (salsichas e mortadela), na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, em Viana.

Orçada em mais de 70 milhões de dólares norte-americanos, a unidade fabril, cuja execução física das obras ronda os 70 por cento, prevê entrar em operação efectiva em Janeiro de 2024, segundo o director financeiro da respectiva empresa, Carlos Botelho.

Em declarações à imprensa, esta quarta-feira, em Luanda, após o acto de assinatura do contrato de investimento entre a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a Sano Dia, o responsável avançou que unidade fabril terá uma capacidade instalada de 100 toneladas/dia.

Vocacionada para a produção de salsichas e mortadela, referiu que a construção da fábrica visa, essencialmente, contribuir para o aumento da produção e diversificação da economia nacional.

Segundo Carlos Pinheiro, na fase inicial, a empresa irá importar as matérias-primas (aditivos, carne de galinha e de porco), mas o projecto contempla a criação de galinhas poedeiras e a produção de carne de frango para alimentar a unidade fabril.

Por seu turno, o presidente da AIPEX, António Henriques da Silva, sublinhou que a iniciativa enquadra-se no processo da diversificação da economia angolana, por ser um projecto industrial com enorme impacto socioeconómico no país.

Para o gestor, o regime contratual ora assinado abre portas para projectos considerados estruturantes, mesmo que “não implique investimento de 10 milhões de dólares”, mas que empreguem directamente mais de 50 pessoas.     

A concretização da construção da fábrica de enchidos da Sano Dia resulta do investimento privado misto entre angolanos e estrangeiros, que contam com o financiamento do Banco Angolano de Investimento (BAI) e do Banco Millenium Atlântico (BMA).

Além da Sano Dia, a ZEE já tem em funcionamento a fábrica de enchidos “Quinta de Jugais”, inaugurado em Fevereiro último pelo Presidente da República, João Lourenço, assim como a fábrica de processamento de carnes e enchidos “Mestre Akino”, que entrou em operação em Abril de 2019.

Estas fábricas, que visam reduzir a importação de enchidos no país, juntam-se as outras três, nomeadamente Carnes Valinho (Cacuaco - Luanda), Aldeia Nova (Cuanza Sul) e a Carne Natura (Huíla).





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+