Moçâmedes - O instituto Marítimo Portuário de Angola conta a partir de hoje, segunda-feira, com novas instalações que estão na localidade do Baba, município de Moçâmedes, a 20 quilómetros da sede da província.
A referida infraestrutura foi inaugurada pelo governador do Namibe, Archer Mangueira e confere melhor condições de trabalho aos operadores do sector pesqueiro, concretamente no tratamento de processos administrativos, como cédulas e licenças marítimas e outros documentos.
O equipamento vai permitir o cumprimento da legislação no quesito da segurança marítima e garantir a segurança e protecção da actividade afim na província.
No acto de inauguração, o capitão do Porto do Namibe, Manuel Ribeiro, avançou que a extensão dos serviços vai permitir que os armadores da localidade tratem as licenças das embarcações, cédulas marítimas e outros documentos de licenciamento para o exercício da actividade, cumprindo com as regras maritimas.
Numa mensagem, os mais de cem habitantes que residem no Babá, na maioria pescadores, mostraram-se satisfeitos com a instalação do posto marítimo, uma vez que vai encurtar a distância percorrida antes, para resolver questões administrativas relacionada com as suas embarcações
A Capitania do Porto do Namibe durante o ano transacto registou um aumento das suas receitas no valor de cento e 70 milhões e 124 mil e 636 kwanzas, contra 117 milhões 485 mil e 950 kwanzas, 2020.