Lubango - Pelo menos 132 expositores, entre empresários, instituições, associações e cooperativas estão inscritos para a 1ª feira do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), a decorrer de 25 de Abril a 02 de Maio, no Lubango, província da Huíla.
A feira inserida nas comemorações dos 50 anos de Independência Nacional é um evento estratégico que visa promover o desenvolvimento económico, social e cultural da província, integrando todos os sectores-chave e vai decorrer sob o lema "Transformando a Juventude em Motor do Desenvolvimento".
O certame é promovido pelo Governo da Huíla, através do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado e busca fortalecer a cooperação intersectorial, fomentar oportunidades de negócios e destacar os avanços alcançados nos últimos anos.
Sobre o assunto, em declarações hoje, sábado, à ANGOP, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Domingos Kalumana afirmou que a Huíla, com seu potencial agrícola, turístico, industrial e humano, requer uma plataforma integrada para expor suas capacidades e atrair investimentos.
A feira, segundo a fonte vai promover produtos e serviços locais, o aumento da produção e transacção económica, estimular o empreendedorismo juvenil, fortalecer as redes entre Governo, o sector privado e sociedade civil, conectar os operadores às oportunidades de negócios, bem como apresentar os principais resultados do PRODESI na Huíla.
Declarou ser um evento que tem como principais sectores de abrangência a alimentação e a agro-indústria, recursos minerais, florestal, têxteis, vestuário e calçado, construção e obras públicas, tecnologias de informação e telecomunicações, saúde, educação, formação e investigação científica, turismo, cultura, desporto e lazer.
Domingos Kalumana ressaltou que durante os oito dias, para além da exposição de produtos e serviços, estão previstos dois painéis em uma mesa redonda, nomeadamente, “Medidas e Políticas de Aceleração da Capacitação do Capital Humano e do Sector do Turismo com Inclusão da Juventude” e o “ Avisos 09 e 10 do BNA e outros instrutivos financeiros”.
Fez saber que a par do programa referido, o evento reserva ainda actividades culturais e programas radiofónicos.
“A Feira do PRODESI na Huíla representa uma oportunidade única para integrar os diversos sectores da sociedade em prol do desenvolvimento económico e social da província, celebrando os 50 anos de Independência Nacional com iniciativas inovadoras e inclusivas”, reforçou.
EM/MS