Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Departamentos ministeriais apoiam sector da educação na Estratégia-Angola 2050

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 08 Junho de 2023 | 21h09
Alunos em aulas
Alunos em aulas
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – A Estratégia de Longo Prazo- Angola 2050 prevê que os departamentos ministeriais apoiem o sector da educação, no quadro da valorização do capital humano, assegurou esta quinta-feira o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

O principal pilar da Estratégia Angola-2050 assenta sobre a educação, devido a sua transversalidade, uma vez que os seus resultados impactam directamente sobre os demais eixos deste plano,  como as infraestruturas, a diversificação da economia, a resiliência, a sustentabilidade igualmente sobre o quinto eixo, a governança e igualdade para todos.

De acordo com o governante, falando à margem de um encontro de auscultação da classe jornalística, no quadro do desenvolvimento da Estratégia Angola 2050, este plano foi concebido como um instrumento de impacto de desenvolvimento, em cadeia nos diferentes sectores.

Segundo o dirigente, por exemplo, o Ministério do Interior, nos seus estabelecimentos prisionais,  poderá promover serviços de educação nos diferentes níveis de ensino, para que os reclusos possam dar continuidade ao processo de escolaridade com garantia na aprendizagem.

O ministro avançou que Angola regista um défice de nove anos de escolaridade, com cinco de aprendizagem e a estratégia tem como visão elevar este período para seis anos.

Este facto, esclarece o ministro, proporcionará que a força laboral não seja apenas para o mercado nacional, mas uma força laboral global.

Para o efeito, é preciso enriquecer os currículos escolares nos diferentes níveis, particularmente no ensino primário, que é onde se fornecem as bases para a mudança de paradigma da evolução social e económica.

Neste particular, a Estratégia Angola 2050, prevê a extensão do ensino pré-escolar e creches por todos os bairros e municípios do país.   

Relativamente à saúde, este plano prevê o aumento de mais unidades hospitalares, particularmente no seio nos municípios e bairro, para estar mais próximo da população

Sobre o ponto de vista da diversificação da economia, a intenção é dar ênfase ao agronegócio, que deverá crescer em torno dos 5 % até 2050.

Estas intenções estão expressas na Estratégia de Longo Prazo- Angola 2050, porém o Executivo reconhece que a concretização dos objectivos e metas relativamente à educação exigirá a duplicação do peso do investimento no sector no PIB.

“A melhoria da qualidade do ensino primário e secundário é um desígnio nacional e um factor fundamental para que a população possa prosseguir com qualidade os estudos para o ensino superior", asseverou.

Sobre o diálogo com os jornalistas, o titular da pasta da Economia e Planeamento, considera a classe jornalística como peça estratégica para o sucesso do Angola 2050.   

A ELP - Angola 2050 é a ferramenta base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), que apresenta as opções estratégicas de desenvolvimento a longo prazo do país, sendo elaborada com base em análise de cenários, para os níveis nacional, sectorial e territorial. 

A estratégia vai trazer uma visão global para Angola e o seu papel a nível internacional, nos próximos 27 anos, apresentando cinco (5) eixos prioritários de desenvolvimento como “sociedade que valoriza e potencia o seu capital humano”, “uma economia diversificada e próspera”, “infra-estrutura moderna e competitiva”.OPF/AC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+