Luanda – Uma delegação angolana chefiada pela ministra das Finanças, Vera Deves, vai participar no ciclo de reuniões anuais do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a decorrer de 21 a 26 deste mês, na cidade de Washington, Estados Unidos da América (EUA).
O evento anual reúne várias entidades que vão debater temas relacionados com as finanças públicas e privadas, a geopolítica, inovação e projecções económicas, bem como a adopção de novas medidas para economia mundial.
O encontro, que conta com a participação de ministros das Finanças, governadores de bancos centrais, académicos e vários agentes do mercado mundial, serve igualmente para debater e partilhar informações macroeconómicas, mensurar a pobreza e a desigualdade global, assim como analisar a conjuntura mundial, no sentido de se identificar soluções e estratégias inovadoras.
O ponto alto das reuniões é o encontro entre o Comité Monetário e Financeiro do FMI e o Comité de Desenvolvimento do Banco Mundial.
Em 2024, as reuniões de primavera decorreram de 11 a 16 de Abril, em Washington, onde Angola participou com o objetivo de alcançar novos acordos de financiamento.
Criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, tendo iniciado a sua actuação em 1945, quando 29 países subscreveram o convênio constitutivo do organismo internacional, o FMI conta actualmente com 189 países-membros, incluindo Angola, que também é membro do Banco Mundial desde 1989.
Já o Grupo Banco Mundial, que também apoia os esforços de Angola destinados a reduzir a pobreza e promover o crescimento económico, é uma agência financeira internacional pertencente ao Sistema das Nações Unidas, sendo inicialmente criado no ano de 1944 para auxiliar as economias destruídas pela Segunda Guerra Mundial.
Com sede em Washington, o BM é responsável pela oferta de empréstimos a países pobres e emergentes, com o propósito de acelerar o seu crescimento e desenvolvimento, bem como apoia as questões relacionadas a políticas económicas. OPF/QCB