Luanda – A selecção provincial de natação de Luanda conquistou 18 medalhas no Campeonato Nacional sul-africano, em ambos os sexos, aberto aos países da SADC que terminou domingo, em Cape Town, África do Sul.
Na prova, de nível III, disputada em piscina de 50 metros, os angolanos conquistaram 10 medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze.
Na classificação geral, o conjunto luandense terminou na 8.ª posição, com 497.50 pontos, num universo de 50 representações.
A primeira posição coube ao Curro Aquatic Swim Club (em ambos os sexos) com 1.360 pontos, seguido por Swimlab Aquatic Academ (1.002 pts), em segundo, enquanto o Tygerberg Aquatics (898 pts) ocupou o terceiro posto.
Representaram a cidade capital no evento, os nadadores Silvério Manuel,Leonardo Comotti, Davi Dode, Carlos Guimarães, Guilherme Sousa e Olseksander Zhukov.
Neizla Santos, Maria Parimbeli, Rhanya Santo, Aleksandra Zhukov, Sevannah Kempson, Alice Body, Carolina Guimarães, Chelsea Vunge, Isis Palha e Wendy Morais completaram o grupo.
No histórico, trata-se da terceira participação da Associação Provincial em provas internacionais, depois das presenças na Namíbia e na África do Sul, ambas em 2024.
A competição contou com nadadores de Angola, Zimbabwe, Quénia, Moçambique, Namíbia e a anfitriã África do Sul.
IN/MC