Porto Amboim - A ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, pediu, esta segunda-feira, na cidade do Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, um trabalho conjunto para a preservação das tartarugas marinhas e da biodiversidade angolana.
A governante falava à imprensa após o lançamento de 250 crias de tartarugas marinhas, realizado na praia do Rio Longa.
Disse que o Governo vai continuar a apoiar as iniciativas que visam a preservação da biodiversidade, no quadro da sua política.
Referiu que apesar do esforço do projecto Kitabanga, as tartarugas marinhas têm diminuído consideravelmente no país.
A ministra de Estado enfatizou que o projecto valoriza o esforço que toda a comunidade tem desenvolvido para a preservação da biodiversidade, particularmente das tartarugas marinhas.
Apontou como causa da morte desta espécie o descarte de resíduos em locais inapropriados e de forma indevida, assim como a pesca em áreas não permitidas.
O Kitabanga é um projecto de estudo e conservação de tartarugas marinhas desenhado e implementado desde 2003 pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto em parceria com a Fundação Kissama e mais recentemente com a Universidade do Namibe.
A iniciativa tem a anuência do Ministério do Ambiente.
A cerimónia foi presenciada pelas ministras do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e da Educação, Luísa Grilo, bem como pelo governador provincial do Cuanza-Sul, Narciso Benedito, entre outras entidades.SJ/OHA