Uíge - O governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, defendeu, esta quarta-feira, a aposta dos agricultores locais na produção agrícola, a fim de melhorar a renda familiar e contribuir para a auto-suficiência alimentar na região.
O governante fez esse pronunciamento no final da visita à fazenda Vila Nova, no município sede da província do Uíge, onde se perspectiva colher, no presente ano agrícola, mais de mil toneladas de milho, berinjela, melancia, cebola, repolho, entre outras culturas.
De acordo com o governador José Carvalho da Rocha, com esses resultados de produção, o governo local vai continuar a intermediar junto das instituições financeiras não-bancárias e outras, para a cedência de crédito agrícola.
Justificou que a província do Uíge é uma terra com bastante água e um clima tropical húmido, entre outras condições favoráveis para o sucesso da produção agrícola.
Em relação à via de acesso e outros serviços sociais, José Carvalho da Rocha prometeu, melhorar, uma aposta que irá carecer de intervenção de outros ministérios de tutela.
Por sua vez, o responsável da fazenda Vila Nova, Almeida Lutucuta, disse que o aumento da produção deveu-se ao financiamento do FADA, para aquisição de um tractor, apoio que permitiu triplicar a produção da fazenda.
Criada em 2018, a fazenda começou com três trabalhadores e hoje conta com mais de 60 agricultores, empenhados a cultivarem numa área de 98 hectares, num total de 240 hectares disponíveis. EPP/JAR