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Inflação dos preços afugenta clientes em restaurantes no Huambo

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  • Huambo • Terça, 27 Fevereiro de 2024 | 11h10
Interior de um restaurante no Huambo
Interior de um restaurante no Huambo
Zeferino Zinga

Huambo – A inflação do mercado, aliada às constantes oscilações dos preços da alimentação, bebidas e outros serviços, está a afugentar os clientes dos hotéis, resorts e restaurantes da província do Huambo, soube a ANGOP.

A informação foi confirmada, esta segunda-feira, pelo coordenador da comissão instaladora da associação dos Hotéis, Resorts e Restaurantes do Huambo, Benedito Jolomba, ao referir que os membros estão a alterar, constantemente, os preços dos produtos/serviços praticado, para fazer face ao mercado e obter lucro, porém tal situação reduz o número de clientes.

O gestor disse que, nos últimos anos, os associados estão com dificuldades em lidar com a inflação e a oscilação dos preços, o que está a obrigar grandes esforços, dada a necessidade do retorno do capital investido, para além dos custos operacionais.

A título de exemplo, Benedito Jolomba informou que, nos restaurantes do Huambo, actualmente, uma refeição diária está avaliada de quatro mil a 15 mil Kwanzas, contra KZ dois e 500 a oito mil no passado.

Já nos alojamentos, prosseguiu, as hospedarias e hotéis, independente do nível, estão a variar de nove mil a 32 mil Kwanzas ou mais, contra KZ cinco mil a 25 mil dos anos anteriores.

Explicou que os preços estão alterados devido à inflação nos produtos de higiene, prestação de serviços, energia, água, materiais de alojamento, alimentos, bebidas e outros bens essenciais, que visam a satisfação dos hóspedes.

A província do Huambo, frisou, por estar no Centro do país, devia ter uma taxa de ocupação diária de 80 por cento, porém, está a variar de 40 por cento a 50 por cento com hóspedes, na sua maioria, vindos de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Luanda e Lubango, que estão a reduzir o tempo de permanência, devido os preços praticados.

O responsável pediu atitudes concertadas entre o Executivo angolano e os agentes económicos, para se atrair, através da prática de preços equilibrados, as famílias para passarem os dias nos restaurantes e nos pontos turísticos do país.

O gestor salientou qInflação dos preços afugenta clientes em restaurantes no Huamboue os preços praticados, baixos ou altos, incentivam os clientes a ficarem mais/menos dias e horas nos estabelecimentos, situação que influencia no lucro das empresas.

A comissão instaladora da associaçãInflação dos preços afugenta clientes em restaurantes no Huamboo dos Hotéis, Resorts e Restaurantes do Huambo, com previsão de realizar as suas primeiras eleições, este ano, controla 200 associados, entre hotéis, resorts e restaurantes.

Reagindo ao facto, o chefe do departamento do Turismo, Anilson Ernesto, disse ser uma situação conjuntural de crise financeira mundial, que o Governo angolano prontamente está a resolver com as medidas de alívio económico, como a redução da carga fiscal, isenção de vistos para países estratégicos, promoção do crédito e a produção interna.

Referiu que, com estas medidas, os empresários, tanto os do ramo hoteleiro, como os do sector produtivo, têm conseguido se reerguer das suas actividades económicas, facto que já esteve pior há alguns anos.

Como exemplo, lembrou que a província do Huambo recebeu, em 2023, um total de 18 mil 390 turistas, entre nacionais e estrangeiros, contra os dois mil e 51 de 2022, com realce para chineses,  portugueses, sul-africanos, senegaleses, namibianos e etíopes.

Informou que o gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo controla 286 unidades hoteleiras, tipificadas em alojamento, restauração e similares. ZZN/JSV/ALH

 



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