Ndalatando - A deputada Ruth Mendes defendeu, nesta quarta-feira, o reforço de iniciativas públicas e privadas que assegurem melhor aproveitamento do potencial turístico da província do Cuanza- Norte, para a promoção de empregos e arrecadação de receitas para o Estado.
Em declarações à imprensa, depois da visita de algumas horas à província, no quadro de uma digressão à região Leste de Angola, Ruth Mendes manifestou-se maravilhada com o potencial turístico e encanto natural do centro Horto Botânico do Kilombo, que abarca uma grande variedade de plantas e animais, sendo considerado o pulmão da cidade de Ndalatando (capital da província).
Na companhia do governador João Diogo Gaspar, a deputada disse sentir-se regozijada com os projectos em curso no local, a maioria voltados à investigação científica no domínio da agricultura e biodiversidade.
Noutro sentido, defendeu maior investimento na catalogação das plantas e animais existentes no local, para além de outros serviços que ajudem a publicitar o espaço que pode ser usado como um ponto de atracção turística e de arrecadação de receitas.
Considerou que urge melhor aproveitamento do potencial turístico do Kilombo, em prol do desenvolvimento local, onde o turismo deve representar uma grande fonte de receitas, em virtude da melhoria das estradas e das vias de acesso.
Apelou ao investimento privado no sector hoteleiro, como via de promoção do turismo, assegurando preços atractivos.
Por seu turno, o governador João Diogo Gaspar disse que o Governo do Cuanza- Norte vai continuar a trabalhar para melhor aproveitamento do Horto Botânico do Kilombo, sobretudo, no que concerne a estudos científicos e atracção do turismo.
Disse haver um projecto do Fundo Global destinado à requalificação do espaço, a par de outras iniciativas do governo local que têm estado a promover a manutenção e melhoria do espaço. LJ/IMA/YD