Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, entregou formalmente esta segunda-feira, em Luanda, o prémio José Aparecido de Oliveira, à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes "Jucarente".
Téte António procedeu a entrega em representação do Presidente da República, João Lourenço, vencedor deste prémio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pelo seu contributo ímpar para a projecção da organização e especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-membros.
João Lourenço recebeu o prémio, este ano, durante a realização da sua 6ª edição, por decisão do júri, tendo de seguida optado por doar à associação "Jucarente" os 30 mil euros de prémio recebido, pelos seus feitos sociais a nível do país, consubstanciado no apoio a camada juvenil mais desfavorecida.
Na ocasião, disse que o Governo angolano acredita que a melhor forma de corrigir as desigualdades socioeconómicas passa pelo compromisso conjunto das instituições, associações e empresas nacionais e internacionais, em minimizar o desequilíbrio da sociedade através de acções concretas.
Reiterou o apelo a todos para manter o espírito de solidariedade social, não apenas em vésperas de natal, mas também em todas alturas, com especial atenção para criação de oportunidades de formação e emprego para classe juvenil.
Desejou êxitos a "Jucarente" e encorajou a continuarem o seu trabalho beneficiente com vista a aliviar as carências dos jovens mais necessitados.
Por sua vez, o presidente da Jucarente, José Gombo, agradeceu por terem sido beneficiados com o valor doado pelo Presidente da República, João Lourenço.
Adiantou que o valor vai beneficiar, transformar e impactar a vida de cinco mil famílias em todo país, com realce para pessoas portadoras de deficiência motora, empoderamento de grupos de mulheres com albinismo e pacientes que recorrem à Rede Humaniza.
A Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes "Jucarente" está representada em todos os país, com destaque para Alemanha, Suíça, Brasil, França, Portugal, Espanha e Bélgica. Conta com mais de 20 mil associados. SJ/OHA